Entenda o que é o CFOP

Código Fiscal de Operações e Prestações conhecido por sua abreviatura CFOP.

O Código Fiscal de Operações e Prestações, conhecido por sua abreviatura CFOP, foi criado através do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970. Existe CFOP para operações de entradas e saídas dos estabelecimentos.

Na legislação atual, todo CFOP contém 4 (quatro) dígitos, sendo que para cada operação, existe uma numeração específica.

Atualmente existem mais de 600 códigos diferentes de CFOP, sendo para operações de entradas e saídas de mercadorias/serviços.

Para entradas o início do CFOP será 1 (um) para operações dentro do Estado, 2 (dois) para operações fora do Estado e 3 (três) para operações do Exterior.

Nas saídas o início do CFOP será 5 (cinco) para operações dentro do Estado, 6 (seis) para operações fora do Estado e 7 (sete) para operações do Exterior.

Toda nota fiscal eletrônica, deve ter descrito o CFOP de cada produto, caso tenha, diversos produtos, com operações diversas, cada produto, acompanhará o CFOP correspondente a ele.

Além da nota fiscal, o CFOP é utilizado nos livros fiscais, conhecimento de transporte entre outros.

Não sendo identificado o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) corretamente, poderá o contribuinte, estar efetuando o recolhimento dos impostos de forma errônea, podendo estar pagando imposto a maior ou menor, assim, podendo estar sujeito a penalidades.

Assim, sempre, esteja assessorado por um contador com expertise e experiência na área para que possa identificar os códigos corretos para cada operação, evitando custos com penalidades e recolhimento de impostos de forma errônea.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Us

Luckily friends do ashamed to do suppose. Tried meant mr smile so. Exquisite behaviour as to middleton perfectly. Chicken no wishing waiting am. Say concerns dwelling graceful.

Services

Most Recent Posts

Category